Veja os motivos da planilha ser a melhor opção para o controle financeiro pessoal

Recentemente eu desisti de lançar um app e sistema de gestão financeira pessoal devido aos custos e atualizações futuras para manter o mesmo funcionando, mas não foram esses os dois únicos motivos que fizeram eu desistir, foi o terceiro e quarto motivo relacionado ao tempo e aos  dados dos usuários do app e sistema.

Veja, eu até poderia criar uma plano de assinatura para manter o app funcionando, mas eu comecei a pensar: “por quanto tempo o app vai conseguir existir?” Foi então que percebi que a vida útil do app não passaria dos 10 anos.

Até considerei a possibilidade de vender a empresa, mas eu não estava pensando em lucro, mas em ajudar as pessoas, então tinha a possibilidade o app ser totalmente descontinuado/reformulado.

Devido a possibilidade da vida do app acabar ou mesmo ser vendido, observei que os dados dos usuários que foram responsáveis por gerar todas as informações e relatórios, poderiam ser pedidos, não os dados, mas as informações.

Fazendo uma pesquisa de app e sistemas existentes no mercado, comecei a notar que a melhor ferramenta para gerenciar as finanças pessoais é a planilha, não um app ou sistema.

Observação: Aqui estou tratando de finanças pessoais, no caso de uma empresa e negócio o  ideal é um sistema ERP, enquanto para autônomos e comércio muito pequeno a planilha também é uma opção inicial! 

PLANILHA

O problema de depender de um app é o fato que você não vai ter controle sobre as regras de funcionamento como: resultados, indicadores, relatórios e  personalização, fora que a empresa responsável por manter o app funcionando pode fechar ou vender o negócio a qualquer momento.

Um ótimo exemplo é o QuickBooks ZeroPaper que recentemente lançou um comunicado informando que vai descontinuar o QuickBooks no Brasil.

Agora o uso de uma planilha vai possibilitar ao usuário ter total liberdade para fazer o que desejar de acordo com as ferramentas disponíveis no software da planilha.

A ideia de uma planilha de controle financeiro pessoal é o gerenciamento para a vida toda sendo apenas necessário fazer adaptações caso seja necessário, além disso a migração para outro software de planilha é simples e rápida sendo necessário fazer pequenas correções.

Outro ponto além da liberdade são as informações geradas pelos dados que não serão perdidas. Muitos apps oferecem a opção de baixar os dados, mas não as informações geradas pelos dados!

COMO DEVE SER O CONTROLE FINANCEIRO PESSOAL?

Eu sempre desenvolvi planilhas no máximo com um período de 12 meses, sendo necessário sempre migrar os resultados para ter os resultados de períodos anteriores disponíveis para análise, infelizmente é um grande problema devido ao trabalho dobrado.

Foi então que comecei a planejar uma nova planilha para vida toda onde não será mais necessário fazer cópias, transferir dados e nem ter um trabalho difícil no registro de dados.

Contudo, antes você precisa saber e entender como uma planilha de finanças pessoais deve ser e se comportar!

A planilha de finanças pessoais deve:

  1. Possibilitar o registro de dados para vida toda;
  2. Mostrar uma visão geral de todas as movimentações de fluxo de caixa;
  3. Mostrar os resultados por período: diário, mensal e anual;
  4. Mostrar os status do fluxo de caixa: previsto, pendente e realizado;
  5. Exibir o saldo disponível e previsto final;
  6. Exibir o situação financeira total através do  balanço patrimonial;
  7. Gerar relatórios: gráficos e indicadores juntamente com os resultados;
  1. e por fim, possibilidade de planejamento financeiro com o uso dos dados registrados para usar em outras áreas financeiras, tais como:
  • Previdenciária;
  • Crédito e financiamentos;
  • Investimentos;
  • Tributária;
  • Seguros;
  • Sucessão;

Vale eu deixar bem claro aqui: Uma planilha de finanças pessoais com foco no controle financeiro é diferente de uma planilha de investimentos.

Ambos são desenvolvidos separadamente, existe a possibilidade de conectar ambas planilhas, mas não é o ideal porque o que vale é o balanço patrimonial, não a atual posição financeira da carteira de investimentos em tempo real.

Para gerenciar uma carteira de investimentos sugiro um sistema da própria corretora ou sistema correlacionados como o trademap, statusinvest, entre outros.

A planilha no caso dos investimentos é ideal para registrar todas as operações de compra e venda de forma detalhada, assim conseguir trabalhar com os dados como desejar sem depender de corretoras e B3.

Claro que é possível ter uma planilha de carteira de investimentos também, mas fica a critério da cada investidor escolher como vai gerenciar.

FINALIZANDO

A planilha é a melhor opção devido a liberdade de criar, analisar e manter os dados salvos sem depender de terceiros no quesito de regras de funcionamento. Dois ótimos software de planilhas são o Excel e o Google Planilhas.

O Excel é um software pago com diversos recursos, incluindo o VBA, o google planilha é totalmente gratuito, mas com menos recursos, mas possui o AppScript.

Por fim, sempre deixe sua planilha conectada com um armazenamento em nuvem como o OneDrive ou Google Drive. Assim não corre o risco de perder seus dados e informações.


Assuma o controle de suas finanças com este Controle Financeiro Completo, Intuitivo e 100% pronto para uso prático!