O cartão de crédito é uma forma conveniente de realizar compras sem precisar carregar dinheiro físico. Com o cartão de crédito, as pessoas podem comprar mercadorias e serviços, sem comprometer o saldo em conta por o valor ser debitado do crédito.
É importante lembrar que, ao utilizar o cartão de crédito, as compras realizadas não são pagas imediatamente, mas sim na data de vencimento da fatura, uma data escolhida pelo titular do cartão.
Basicamente, o cartão reúne todas as compras feitas em um período de tempo com a totalidade devida contabilizada no fechamento do período.
O limite pode ser utilizado para:
- Parcelar compras;
- Pagar mensalidades e assinatura;
- Pagar boletos, contém juros e precisa verificar disponibilidade;
- Fazer pix, contém juros e precisa verificar disponibilidade.
No entanto, é preciso ter cuidado ao utilizar o cartão de crédito, ele pode ser uma bomba – relógio de dívidas caso seja usado sem controle, podendo causar até inadimplência!
Para gastar bem e evitar dívidas, é importante seguir algumas dicas:
- Faça o pagamento integral da fatura todos os meses: Isso evitará juros, multas e cobranças, além de manter o seu histórico de crédito saudável;
- Compare as taxas de juros e encargos das diferentes opções de cartão com e sem taxa de anuidade: escolha o cartão que melhor se adequa às suas necessidades, não apenas aos benefícios.
- Use o cartão de crédito apenas para despesas que pode pagar: evite usar o cartão de crédito para comprar coisas supérfluas ou que você não pode pagar à vista.
- Faça um orçamento e estabeleça um limite para a fatura máxima que consegue pagar: mesmo tendo um limite alto, não significa que conseguirá pagar um determinado valor na fatura, o limite ajudará a evitar gastos excessivos.
- Fique de olho nas suas despesas e faturas: verifique regularmente as suas despesas e faturas para identificar qualquer erro, cobrança indevida e quanto do limite foi utilizado na fatura atual.
- Tenha no máximo três cartões de crédito, minha recomendação é no máximo dois, sendo um principal e o segundo opcional de uso caso o primeiro tenha algum problema.
Usando o cartão de crédito conscientemente, as pessoas podem usufruir dos benefícios dele sem se endividar, mas pode acontecer da pessoa perder o controle, veja o que fazer caso aconteça.
Se não conseguir pagar a fatura:
Tente negociar com o banco/instituição para parcelar a fatura ou crédito inteiro, mas só a fatura única caso seja apenas uma que não consiga pagar.
Depois da negociação pare de usar o cartão de crédito para fazer novas compras, pode até usar para os pagamentos recorrentes, mas não compras à vista e novas parcelas.
Se a fatura estiver consumindo uma fatia enorme da renda:
O uso excessivo do cartão de crédito pode se tornar um problema porque vai acumulando valores pendentes todos os meses. Nesse caso significa não está conseguindo pagar normalmente a fatura, mas somente uma maior parte da renda, atrapalhando a tomada de decisão.
O processo para diminuir o valor da fatura é parar de usar o cartão, seja compras à vista ou a prazo. O que já foi consumido continua pagando, assim com o passar do tempo o valor da fatura diminuirá, sobrando mais dinheiro para outros fins além do pagamento de faturas.
Resumindo:
O cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil para realizar compras, mas é preciso usá-lo com cuidado para evitar dívidas desnecessárias.
Por possibilitar concentrar muitas compras, pode ser usado para controlar os gastos devido à visualização do quanto foi consumido da fatura, mas antes de usar para controlar é preciso estabelecer limites para não ultrapassar demais.