Você também pode ouvir o artigo!
O estilo e padrão de vida financeiro é uma combinação de hábitos, atitudes e decisões que afetam a maneira como as pessoas ganham, gastam e investem seu dinheiro ao longo do tempo.
Saber gerenciar e analisar possibilitará manter-se financeiramente equilibrado para ajudar no controle do dinheiro, evitar sofrer perda de poder de compra, e também vai ajudar a aumentar o patrimônio.
Características
O estilo de vida financeiro não se limita apenas às questões monetárias, mas também abrange aspectos emocionais e comportamentais relacionados ao dinheiro.
Um estilo de vida financeiro saudável é aquele que inclui o uso do conhecimento da educação financeira no planejamento financeiro, estabelecendo metas financeiras e gerenciando com o uso do orçamento familiar/pessoal.
Outra característica de um estilo de vida financeiro saudável é a capacidade de controlar os impulsos para evitar gastos supérfluos. Isso significa evitar comprar coisas que não se pode pagar ou não precisa, assim também evitando dívidas desnecessárias.
O estilo de vida financeiro é uma escolha e pode ser ajustado, é importante buscar ajuda se estiver tendo dificuldades financeiras, seja com um profissional qualificado, leitura de livros ou curso completo online.
O padrão e estilo de vida financeiro está próximo da inteligência financeira e não apenas da educação financeira. É através da educação financeira que é adquirido o conhecimento teórico e prático, mas a maneira como será através da inteligência financeira.
O que vai mais impactar o seu estilo de vida são os rendimentos oriundos do trabalho, renda extra e investimentos. Quanto maior, menos limitações, quanto menor, maior a limitação.
Rendimentos
A maioria das pessoas inicia suas carreiras ganhando pouco, limitando a formação de patrimônio, infelizmente contraindo também muitas dívidas, algumas chegando até a posição negativa.
Mesmo ganhando pouco no início, ao longo do tempo os rendimentos vão aumentando conforme vai ganhando mais experiência, formação e especialização.
Pode até surgir momentos que acabe perdendo o rendimento, mas deve ser uma situação temporária. Veja um exemplo de crescimento e perda:
Significa que não pode ficar no mesmo lugar, é sua obrigação buscar aumentar os rendimentos ao longo do tempo, principalmente para o patrimônio evoluir com mais velocidade devido ao juro composto.
Despesas e gastos
A relação entre rendimento e despesas é baseada em entrada e saída do dinheiro, é a saída que faz diferença no valor que destina (aporte) para os investimentos.
Como a renda e despesas estão ambas próximas, existe um padrão de influência, quando a renda aumenta as despesas aumentam também na mesma proporção.
O grande problema está nesse aumento da saída (despesas + gastos), para sair do padrão proporcional será preciso manter o padrão anterior, pode até aumentar um pouco, mas com uma leve elevação.
Veja três exemplos e perceba a diferença de distância entre entrada e saída!
Entrada e saída sem aumento da renda:
Entrada e saída com aumento de renda e saída:
Entrada e saída com aumento de renda, mas sem grande aumento na saída:
Manter o padrão da saída anterior não deve ser para sempre, mas por tempo suficiente para formar um bom patrimônio nos primeiros anos após o início dos investimentos além da reserva de emergência.
Investimentos
O valor do resultado entre entrada e saída é o responsável por mostrar quanto será possível investir, quanto maior o resultado, maior a fatia do aporte! O inverso é onde deve ter maior atenção, quanto menor o resultado, menor a fatia do aporte.
Exemplo com resultado maior e menor:
Você pode até pensar que o valor poderia ser maior se o saldo final fosse menor, mas sempre é importante ter saldo disponível em conta para alguma necessidade caso não seja possível usar o cartão de crédito.
Não confunda necessidade com emergência, não é porque tem uma reserva disponível que deve ser usada em qualquer situação!
Depois que tiver formado um bom patrimônio ao comprar ativos, poderá aumentar o seu estilo de vida se desejar, mas nada a ponto de atrapalhar os aportes dos investimentos para não diminuir demais.
RESUMINDO
Basicamente você deve buscar aumentar a renda caso seja muito limitada, sem pressa, mas não fique no mesmo lugar, depois que aumentar a renda deve manter o padrão e estilo de vida, assim será possível aumentar os aportes de investimentos acelerando a formação do patrimônio.
Por fim, todo o processo deve ser feito sem ter dívidas negativas, esse é o motivo da formação do patrimônio começar pela reserva de emergência! Não esqueça também que deve ser feito um planejamento antes de colocar tudo em prática.